terça-feira, 26 de agosto de 2014

Deixar Lumbini, chegar a Kathmandu

Na viagem de volta impossível esquecer as vozes dos pequenos monges recitando as suas preces, em voz muito alta, vigorosa, com um prazer e uma urgência de seriedade de criança. 



Chegar ao hotel, o mesmo, ver as caras conhecidos, ser recebido como família, a roupa vinda da lavadaria com um cheiro de conforto. É tão bom. Sobretudo quando se está longe. Faz-nos sentir pertencer a algum lugar, encaixar, mesmo sem pertencer. Chegar a casa. Sem chegar. E será que alguma vez chegamos mesmo a casa, ou temos sensações e hábitos que nós fazem acreditar que sim. 
Como eu gostaria viver na máxima de Sócrates : "não sou ateniense  nem grego, mas sim um cidadão do mundo. E assim fazer de todos os sítios uma casa. Nem que os tijolos fossem apenas de hábitos e sensações. 

Chegar ao quarto, ao mesmo quarto, e deitar-me em cima da cama. Sem nada pensar. A ouvir a miscelânea dos ruídos lá de fora. Miúdos brincando, recitações das ppresses de fim de dia, vozes falando numa língua familiar mas não compreendida, o trânsito ao longe, os pássaros. Numa sinfonia. Apenas a respirar. Suavemente. Casa.
Para daí a pouco já estar na inquietação de partir. 
O "gate of Lumbini". Prestes a passá-lo, rumo a Kathmandu. 
No caminho, é impossível ficar indiferente á paisagem natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário