sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Nepal

O Nepal é um país situado ente a Índia e o Tibete, com uma riqueza paisagística incrível, que vai desde a majestosa cadeia montanhosa dos Himalaias, da qual o monte Evereste faz parte, até ás ricas florestas subtropicais. Muitos viajantes escolhem o Nepal como destino pois este país oferece uma variada oportunidade para realizar trekking. A sua capital é Kathmandu, e desde 2008 que é uma républica. 
A primeira vez que fui ao Nepal, em 1997, o país ainda era uma monarquia absoluta. Eu estava a fazer uma viagem pela Índia e a meio resolvi tirar cerca de quatro dias para visitar o "reino" do Nepal. Lembro-me de chegar a Kathmandu, e ter a impressão de que todas as histórias e contos de fadas que me tinham contado na infância, tinham ali a morada perfeita. A diferença da minha cultura, os telhados arrebitados nas pontas, a iconografia, aquilo que ia vivendo nesses dias, ajudaram a que me convencesse estar na morada das fadas e de outros seres fantásticos. Mal eu sabia o fantástico que iria encontrar noutras visitas em Kathmandu. 
Como ia estar poucos dias na cidade marquei hotel para não perder muito tempo na escolha. Quando cheguei ao hotel fiquei deslumbrado com o requinte e com o humilde luxo bastante confortável. Num dia, ao pequeno almoço, perguntei ao empregado que edifício fantástico era aquele onde eu estava hospedado. Ele então explicou-me que outrora o hotel tinha sido pertença da atual rainha do Nepal. Era o seu palácio. Por alguma razão que desconheço, o edifício teria sido posto á venda e quem comprou transformou-o em hotel. Uau! A partir daquele momento, e se já achava que estava num conto de fadas, passei a sentir que estava a viver num palácio real. De facto o palácio dos reis confinava com os jardins do "meu" palácio, e houve até uma vez que, ao sair, percebi um grande alarido e pouco tempo depois vi os reis saírem no seu carro preto. Os meus vizinhos, portanto!
Nesse dia estive na presença de um Deusa viva, uma menina lindíssima, encarnação da deusa Kumari. Hei-de contar aqui a sua história pois até hoje foi das histórias que mais me impressionaram nas minhas viagens.
Cada vez havia mais magia na minha estadia em terras Nepalesas. Tudo isto no vale de Kathmandu, circundado por altas montanhas onde se podia ver, nos seus picos, a brancura da neve. Eu tinha vindo da Índia que é um turbilhão de coisas a acontecer, minuto a minuto. Uns dias depois ia voltar para lá. Mas em Kathmandu eu encontrei um consolo pacifico. Pensei: "este é um sítio para regressar, vezes sem conta".


Aqui está uma das únicas fotos que tenho do "meu palácio" no Nepal. Em 1997 ainda se usava rolo de película!


Mais uma fotografia, da minha antiga e tosca maquineta, do país dos meus contos de fadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário